O emagrecimento é um dos pedidos mais frequentes nas consultas nutricionais. Mesmo quando não existe a real necessidade desse acontecer. O desejo estético pelo perfil magro é exaustivamente buscado, mas deve ser atingido dentro dos cuidados necessários e com preservação da saúde.
Porquê o emagrecimento deve ser cauteloso e monitorado pelo nutricionista?
- Para que exista a preservação da água corporal, músculo e também gordura, pois as dietas radicais fazem com que o metabolismo se altere, preservando o gasto de energia e diminuindo o ritmo do emagrecimento.
- Porque podem acontecer sintomas como por exemplo: mau-hálito (a exemplo da dieta cetogênica), intestino preso, tontura, dores de cabeça, náusea, insônia, aumento da sede, cansaço, fraqueza, fadiga, falta de concentração, etc
- Porque ocorre uma desregulação dos sinais internos de fome e saciedade, o que pode levar à perda de controle pela restrição prolongada, favorecendo o consumo de grandes quantidades de alimentos – justamente por aqueles que estão sendo excluídos da dieta.
No tratamento e acompanhamento nutricional para o alcance do emagrecimento saudável, podemos contar com a ajuda de outros profissionais, quando necessário. Por exemplo: educador físico, psicólogo, tratamentos estéticos especializados, dentre outros. Profissionais capacitados conseguem alinhar o melhor tratamento para ter um emagrecimento adequado com mudança no estilo de vida (muitas vezes necessária) e consequentemente uma melhora da auto estima e engajamento no tratamento.
Em relação aos tratamentos estéticos, quando necessários e se forem combinados com uma boa conduta alimentar se torna muito eficiente. Por exemplo, quando se perde muito peso, pode ocorrer o enfraquecimento das fibras de colágeno e perda de massa magra, tornando-se importante o procedimento estético, potencializando os resultados.