Nutrição anti-envelhecimento

Ao contrário da doença, o processo de envelhecimento é um fenômeno normal e universal. As alterações causadas pelo envelhecimento desenvolvem-se a um ritmo diferente para cada pessoa e dependem de fatores externos e internos. As principais preocupações relacionadas a terceira idade incluem a função cognitiva, a saúde ocular, a saúde óssea e as articulações, além de questões mais genéricas vinculadas ao sistema imunológico e a saúde cardiovascular. Por isso a importância de um estilo de vida saudável, que inclui hábitos alimentares corretos, controle do estresse e utilização de suplementação nutricional, caso haja necessidade (somente prescritos por nutricionistas e/ou médicos).

A principal teoria para o envelhecimento é a que se baseia na produção excessiva de radicais livres, e para reduzir esse impacto, precisamos de antioxidantes, que irão proteger o DNA e a membrana da célula. Os gatilhos ambientais que estamos expostos diariamente podem acelerar esse processo, como, exposição a poluição, cigarro, agrotóxicos e consumo de alimentos industrializados.

Desta forma, precisamos enriquecer a nossa dieta com compostos bioativos, como, resveratrol (suco de uva ou suplementação), selênio e vitamina E (encontrada em oleaginosas), quercetina (pode ser encontrada na maçã ou casca da cebola), antocianinas (encontrada em frutas vermelhas), fibras e betaglucanas (encontrada na aveia), ácido fólico e cálcio (encontrados nas folhas verdes escuras) ajudando na proteção óssea, dentre outros.