Transtornos alimentares

Os transtornos alimentares constituem um importante grupo de distúrbios caracterizados por alterações persistentes no comportamento alimentar. Tais alterações resultam muitas vezes em variações anormais do peso corporal decorrentes de mudanças na qualidade e/ou quantidade dos alimentos ingeridos, levando a prejuízos significativos na saúde física e funcionamento psicossocial dos indivíduos acometidos por essas condições.

Adolescência

Embora possam ter início em qualquer fase da vida, é na adolescência que se encontram a maioria dos casos. Nessa época da vida, a insegurança relacionada às mudanças físicas, psicológicas e sociais pode se traduzir em preocupações exageradas com o corpo, já que a aparência desperta nos grupos sociais, sentimentos de aceitação e/ou rejeição.

O “padrão de beleza”

O conceito de beleza é inerente ao ser humano. Portanto, desejar ter uma imagem bonita é aceitável e produz prazer aos sentidos. Porém, um fenômeno bastante atual tem sido a tendência à exposição do corpo na mídia e redes sociais, proporcionando ilusões através das imagens, levando as pessoas a se compararem com modelos padronizados e idealizados de corpo, o qual se mostra magro, longilíneo e jovem invariavelmente, potencializando o interesse pela imagem corporal.

Esses excessos acabam funcionando como disparadores para algumas doenças, cuja evolução também pode ser agravada à luz desses padrões de beleza impostos pela cultura.