A insulina é um hormônio produzido pelo nosso corpo, mais exatamente no pâncreas. Ela é liberada na corrente sanguínea quando ingerimos qualquer tipo de carboidrato e também de proteínas.
Quando ingerimos um alimento nosso pâncreas libera insulina para que ela recepcione a glicose presente no alimento consumido e leve essa glicose até as células do nosso corpo.
Quando comemos alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, carboidratos simples (açúcar, farinha branca, arroz branco etc), o pâncreas é obrigado a liberar ainda mais insulina para recepcionar a grande quantidade de glicose recebida.
A insulina tem a importante missão de fazer os seus níveis de açúcar no sangue baixarem e voltarem ao normal após o consumo de alimentos.
Ocorre que, liberando grandes quantidades de insulina, de forma constante, as nossas células que eram sensíveis a insulina e absorviam toda a glicose trazida por ela, acabam se tornando resistentes a insulina, porque as células já estão repletas de glicose e não conseguem mais armazená-las no seu interior.
Se o consumo de carboidratos for excessivo e frequente, pode resultar em altos níveis de açúcar no sangue por longos períodos de tempo, o que força a produção demasiada de insulina
A insulina é responsável por determinar se o corpo irá queimar ou produzir gordura, então avaliar como a insulina atua no corpo é fundamental para o sucesso da perda de peso.
A resistência à insulina pode estar associada ao ganho de peso e a dificuldade de emagrecer. Se a qualidade da alimentação for ruim, mesmo que o consumo alimentar seja em pequena quantidade, pode haver resistência à insulina e apesar de comer pouco, a pessoa não emagrece ou perde peso muito lentamente
Portanto, vale à pena ter uma boa qualidade na alimentação e fazer melhores escolhas no dia a dia, mas isso não quer dizer que as “escapadas” não façam parte, porém o bom senso e o olhar para a saúde devem estar sempre presentes